quinta-feira, setembro 17, 2015

O AMOR NÃO SE ENSOBERBECE. 4ª Parte

                                       

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. 1 Coríntios 13:4 No original, ensoberbecer-se significa literalmente “inchar-se”, e tem a conotação de atribuir grande importância a si mesmo. Ao invés disso, as Escrituras nos instruem a considerarmos os outros superiores a nós mesmos (Fp.2:3). Quem está cheio de amor próprio, só se preocupa em se auto-afirmar, em provar o seu valor aos outros. Toda pessoa soberba vive fazendo propaganda de si mesmo. Paulo, ainda que fosse o maior dos apóstolos, não se ufanava disso. Ele mesmo escreveu aos Coríntios: “...que ninguém pense de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve” (2 Co.12:6). Quem ama está preocupado em valorizar o próximo, e não a si mesmo. Assim ensoberbecer quer dizer, não sou orgulhoso, não quero ser bajulado. Aquilo que é para mim fazer, devo fazer sem ser soberbo, e depois de faze-lo colocar um selo em minha boca. Uma atitude que entristece a Deus é a soberba, pois foi o principio da queda do homem "E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte." Isaías 14:13 por isto que Deus resiste ao soberbo, refuta suas atitudes, ao ver esta atitude em ação, Deus lembra-se da afronta de lúcifer, porém ele da graça aos humildes.  A soberba faz com que o homem tenha uma inclinação a si mesmo, a Bíblia diz: "Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz." Romanos 8:6  Triste o homem pensar que a soberba o levara muito além, o autor ao livro de Provérbios diz que a soberba procede a ruína. ( Pv. 16.18) Quando caminhamos no amor não buscamos agradarmos a nós mesmos, fazendo de nós o centro de nossas atividades (individualismo). Ao contrário, através do servir a Deus nós buscamos agradar os outros. Foi o que Jesus Cristo fez. Ele serviu a Deus no amor e não buscou sua auto-satisfação. Por isso que ele foi até a cruz. Conforme Filipenses 2:7-11 Quantos investimentos você conhece que te dá um retorno de 100 vezes neste tempo? Exceto deixar de buscar nossos próprios interesses primeiro e buscar as coisas de Deus e de nossos irmãos e irmãs de caminhada eu não conheço nenhum. Para concluir: das duas uma, ou nos tornamos individualistas, alimentando a carne e suas vontades e perdemos tudo, ou amamos e, ao invés de cuidar primeiro de nossos próprios interesses, cuidemos das coisas de Deus e dos irmãos e irmãs de caminhada. Neste caso teremos um retorno de “100 vezes” do próprio Deus. Marcos 10:29-30 "Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna." Pr. Cláudio Grabowsky - Parobé. RS


Nenhum comentário: