segunda-feira, outubro 31, 2016

LINGUA UM PEQUENO FÓSFORO. Parte 2.

             

 E houve contenda entre os pastores do gado de Abrão e os pastores do gado de Ló; e os cananeus e os perizeus habitavam então na terra. E disse Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Gênesis 13:7,8 A contenda é uma cerca de espinhos que afasta as pessoas umas das outras, suscitando iras e inimizade, e isto pode interferir no plano de Deus, mesmo havendo um certo sentimentalismo. Deus disse: "Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." Gênesis 12:1 Sua obediência foi em parte, não estava dentro daquilo que Deus havia lhe falado. Ló era dominado por ambições materiais, e naquele momento havia pouco espaço para os dois ficarem juntos. Nossos sentimentos não podem interferir os planos de Deus. Deus havia dado espaço para Abraão, "E não tinha capacidade a terra para poderem habitar juntos; porque os seus bens eram muitos; de maneira que não podiam habitar juntos. Gênesis 13:6 Porém os parentes e familiares que lhe acompanhavam estavam gerindo problemas que se ele não soubesse administrar poria sua chamada em perigo. As contendas geradas por "espaços" podem gerar separações, " Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós." 1 Coríntios 1:11 Estes espaços podemos caracterizar como coral, na musica, na escala de obreiros, se o meu nome não estiver, se eu não estiver, se não haver o meu espaço poderá dar problemas. Abraão tinha que se controlar, manter domínio próprio, frear sua linguá porque poderia por tudo a perder. Perceba-se que o efeito contagioso começa la no campo com os pastores, la no campo onde os auxiliares estavam trabalhando com os animais, e veio estourar na liderança, se os lideres não souberem controlar-se poem fogo em tudo. Mas la estava Abraão nosso pai na fé, que sabiamente chama seu sobrinho e diz: "Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos. Não está toda a terra diante de ti? Eia, pois, aparta-te de mim; e se escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, eu irei para a esquerda. Gênesis 13:8,9 Abraão percebeu que a raiz de tudo aquilo era a cobiça, avareza, e egoismo, e se alguém não mantivesse domínio próprio e equilíbrio poria fogo em todo o bosque, então foi isto que o pai da fé fez. As obras da carne em Ló neutralizaram o respeito para com seu tio, ele não viu a chamada de Deus naquele que era mais velho, ele não consegui dominar-se em sua altivez de espirito. "Como o soltar das águas é o início da contenda, assim, antes que sejas envolvido afasta-te da questão." Provérbios 17:14 Diante de qualquer situação não deixe que a linguá este pequeno fosforo ponha tudo a perder, traga desavença, crie atrito e guerras, controle sua linguá. Pr. Cláudio Grabowsky. Parobé. RS

Nenhum comentário: