quinta-feira, julho 18, 2019

COMBATI O BOM COMBATE, CORRI A CARREIRA...


  
Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:7,8 A nossa vida cristã, e um constante combate, estamos sempre em lutas, sacrifícios e agonias. Quantas coisas lutamos, quantas coisas defendemos, na verdade somos soldados de Cristo. Seguir a Cristo é entrar numa batalha. Paulo aos Efésios já fala este assunto no Capitulo 6.10. Neste texto Paulo vai fazer uma qualificação do combate que ele está combatendo, e ele vai avaliar este combate em BOM. Como pode um cristão estar em uma guerra, em um combate ferrenho e ele dizer que este combate é bom? Este é o valor que o apostolo dá ao evangelho que ele prega.  A segunda parte deste versículo ele vai dizer que terminou a corrida, correu a carreira, o apóstolo utiliza uma figura de linguagem, ou seja uma simbologia de corredores ( 1º Co 9. 24-26 )  Só que na corrida que estamos correndo muitos já pararam, não conseguiram terminar , obstáculos surgiram na frente e fizeram que estes corredores parassem. Para se vencer uma corrida precisa ter esforço, dedicação, preparo e renúncia. Atos 20.24, Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus. Na terceira parte deste versículo vamos ouvir dos lábios do apóstolo que ele guardou a fé. Este é um dos principais itens da nossa caminhada que precisa ser guardado, a nossa confiança em Deus não pode ser abalada em momento algum. Quando a fé é genuína conseguimos combater o combate, se perdemos a fé perdemos tudo. Pois é ela que nos faz acreditar naquilo que não vimos (Hebreus 11.1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem.) A fé vem pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Deus, assim logo mais a frente Paulo vai dizer: Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos. 2 Timóteo 4:13, olha o que ele vai pedir para lhe tragam... Os pergaminhos (possivelmente porções da palavra de Deus) Paulo falava a Timóteo com o intuito de que este permanecesse firme em sua caminhada, seu líder o estava animando na caminhada. Amigo leitor, combata o combate, corra a corrida e guarde a fé, somente assim vamos dizer em alto e bom som.... Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda. 2 Timóteo 4:8 Pr. Cláudio Grabowski. Parobé. RS



Nenhum comentário: