sexta-feira, novembro 22, 2019

O ARREPENDIMENTO / Metanoia - 1ª Parte


Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas novas de Deus, “ O tempo é chegado", dizia ele, " O reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas. Marcos 1.14-15 A palavra arrependimento é de origem grega (metanóia) e significa conversão ( tanto espiritual, bem como intelectual), mudança de direção e mudança de mente, mudança de atitudes, temperamentos, caráter, trabalho, geralmente conotando uma evolução. O arrependimento é o reconhecimento de um erro praticado, ao lermos Marcos 14.72 ” E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: Antes que duas vezes cante o galo, você me negara três vezes", e se pós a chorar, o arrependimento tem esta característica, fazer com que a pessoa se arrependa do erro que ela cometeu. O arrependimento é uma ordenação de Deus para homem, e quer que todos se arrependam. (No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Atos 17.30) O arrependimento é indispensável para obter-se a salvação, pois sem arrependimento não há provas que a pessoas verdadeiramente abandonou as velhas práticas. (Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão. Ou vocês pensam que aqueles dezoito que morreram, quando caiu sobre eles a torre de Siloé, eram mais culpados do que todos os outros habitantes de Jerusalém? Eu lhes digo que não! Mas se não se arrependerem, todos vocês também perecerão". Lucas 13. 3 -5)  Este arrependimento é generalizado para todos os homens , e em todos os lugares. Esta obra gloriosa de convencer o ser humano, é obra exclusiva do Espirito Santo, pois é ele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado. João 16. 8 – 11) Podemos até ter palavras bonitas, persuadir as pessoas com nossas técnicas e oratórias, mas quem verdadeiramente convence o homem dos seus erros é o amado Espirito Santo. O arrependimento é necessário para a remissão de pecados, não havendo arrependimento das velhas práticas, como vai acontecer o perdão? (Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Atos 2. 38) Continua na próxima postagem - Pr. Cláudio Grabowski - Parobé. RS

E logo o galo cantou pela segunda vez. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: "Antes que duas vezes cante o galo, você me negará três vezes". E se pôs a chorar.

Marcos 14:72
Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galiléia, proclamando as boas novas de Deus.
"O tempo é chegado", dizia ele. "O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas! "

Marcos 1:14,15