sábado, fevereiro 22, 2020

OS JOGOS ELETRÔNICOS E SEUS PERIGOS. 3ª Parte

Para cooperar com esse “bloqueio” para outras áreas da vida, o computador faz mal ao próprio corpo físico. Leôncio Queiroz Neto, médico oftalmologista do Instituto Penido Burnier de Oftalmologia, em Campinas, por mais de dez anos, analisou um grupo de 320 pacientes com idades entre nove e 13 anos, que passava até 12 horas seguidas diante de computadores ou máquinas de jogos eletrônicos. Nesse período descobriu que 30% das crianças e adolescentes apresentaram ardor nos olhos, olho seco, vista embaçada e dores de cabeça, sintomas de um problema batizado de Síndrome da Visão do Usuário de Computador, mais conhecida como CVS (Computer Vision Syndrome) e que 21% dos pequenos apresentaram miopia (dificuldade para enxergar de longe). Além disso, estudos relacionam o tempo excessivo diante do computador a outros distúrbios, como ansiedade, obesidade, problemas de postura, etc. Mas o mais preocupante não é isso.  Quando nascemos, trazemos em nós um número imenso de células nervosas, mas apenas uma parte delas é utilizada e as outras ficam guardadas para serem colocadas em uso à medida que se fizerem necessárias, durante toda nossa vida. O tempo excessivo na frente da tela, bem como os movimentos de cores, luzes e sons que existem nos jogos, fazem com que os neurônios queimem mais depressa e o nosso organismo acabe colocando em uso precocemente as células que estão guardadas para serem usadas na idade adulta. Isso quer dizer que poderemos, se não nos cuidarmos, ter pessoas com trinta anos já  “caduquinhas” e, quem sabe, com problemas até piores. Quanto à autonomia em se auto-educar, que se pressupõe transmitir ao educando através do computador, é totalmente falsa quando se trata de crianças e adolescentes, pois os mesmos não dispõem de maturidade suficiente para se orientar sozinhos. Ao contrário do que se pensa, o tempo que os pais precisarão dedicar aos seus filhos no mundo da informática é muito maior do que o que é aplicado quando os mesmos estão em contato com métodos educacionais e de entretenimento  mais tradicionais, como a leitura, por exemplo. http://www.restauramundo.com
Pr. Cláudio Grabowsky - Área de Parobé .RS

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