quinta-feira, setembro 21, 2023

O QUE É REALMENTE O BATISMO EM ÁGUAS.

O texto de Atos dos Apóstolos 8. 38-39 nos diz: Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho. Primeiramente devemos entender que o Batismo em aguas é uma ordenança bíblica, para toda aquela pessoa que crer na obra de expiação de Jesus Cristo na cruz, sendo assim observa-se aqui que já é necessário ter-se uma idade mínima para este cerimonial, pois se a criança ou pré-adolescente ainda não tem uma idade suficiente, como ela entenderá a obra de Cristo na cruz? Em segundo momento  o que pesa sobre uma criança é que ela estará submetida a uma doutrina (ModusVivendi) cristã da igreja que ela congrega igual para os adultos. Entendemos que o Batismo não salva ninguém, mas é um item que acompanha a salvação, ainda porque o texto diz: Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Marcos 16.16 Preste atenção que o texto esta dizendo que aquele que não "CRER" será condenado, e não aquele que não for batizado. Lembremo-nos do ladrão que estava pregado ao lado de Jesus Cristo na sua crucificação: E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23.42 Observemos que este pecador arrependido não teve a possibilidade de passar pelo batismo em águas, mas conseguiu confessar a Cristo e solicitar um lugar na eternidade. Outro ponto do batismo em águas é a confissão publica da sua fé em Cristo Jesus, assim o batizando reconhece que é pecador e necessita da graça de Deus, crê que Jesus Cristo é o único que nos justifica diante de Deus, e que decidimos firmar nossa fé somente nele. Procurando a raiz da palavra “baptismos” no grego significa: “imergir; mergulhar; colocar para dentro de”, assim o oficiante deve "imergir" o candidato literalmente em águas, e não somente um gotejar ou salpicar água na testa do candidato. Independente se seja em tanque ou rio temos a certeza que deve haver água suficiente para ordenança bíblica. Charles Spurgeon disse uma frase muito interessante, veja: “Deixei o velho homem nas águas, mas… sabia nadar” Pr. Cláudio Grabowski - ALVORADA. RS

Nenhum comentário: